Nossa equipe

Profa. Dra. Eliana Tavares dos Reis (Coordenadora)

Possui bacharelado em Ciências Sociais, é mestre e doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutoramento junto à Université Paris I (Panthéon-Sorbonne). É professora e pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), vinculada ao Departamento de Sociologia e Antropologia (DESOC) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPQ) e coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSOc) e o Laboratório de Estudos sobre Elites Políticas e Culturais (LEEPOC). Compõe o Comitê Editorial da Revista Pós Ciências Sociais (REPOCS) e é editora da área de Sociologia da Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais (BIB/ANPOCS). Atualmente coordena o GT da ANPOCS: Elites e formas de dominação. Tem desenvolvido pesquisas na área de Sociologia Política, com desdobramentos em duas direções: estudos sobre modalidades de intervenção política, carreiras militantes e repertórios de mobilização; investigações sobre as intersecções entre domínios políticos e culturais, notadamente dos condicionantes e estratégias de afirmação de elites políticas e intelectuais.

 https://lattes.cnpq.br/4525130993837931

 

Prof. Dr. Igor Gastal Grill (Coordenador)

Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996; 1995), mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999; 2003), com estada de doutoramento junto à École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris/2002). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, atualmente é Professor Associado III na UFMA e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. É editor da Revista Pós Ciências Sociais - REPOCS. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFMA (2011-2013). Desenvolve pesquisas sobre processos, condicionantes e lógicas de seleção de elites. Coordena o Laboratório de Estudos Sobre Elites Políticas e Culturais - LEEPOC.

 https://lattes.cnpq.br/6648080593915062

 

Caio Bastos Rodrigues

Pesquisa em andamento: "O que escrever sobre desenvolvimento quer dizer na política?". Início: 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Trabalhos (dissertação): Herdeiros políticos na elite parlamentar e letrada brasileira (Bolsa Capes)

Pesquisou: "Construção de imagens e política municipal: auto-apresentação de prefeitos do interior maranhense". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

 

Jorge Luiz Feitoza Machado

Desenvolve a pesquisa "Entrando na ordem: formas de socialização e sentidos de missão entre os franciscanos do Maranhão". Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Pesquisou "Ação política, missão pastoral e instâncias de inserção: engajamento de clérigos no Maranhão (1970-1980)". 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Elisene Castro Matos

Está concluindo a pesquisa sobre "Intérpretes da 'cultura popular' e a produção de 'memórias' no Maranhão". Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Pesquisar no site

Contato

LEEPOC Av. dos Portugueses, s/n. Campus Bacanga - São Luís/MA. CEP: 65.085-580 +55.98.3272.9313